terça-feira, 25 de agosto de 2009

Forma de preparar uma panela de barro nova

Unte a panela de barro, sem uso, com 2 colheres de óleo de cozinha;
Leve-a ao fogo e deixe queimar até o óleo acabar;
Em seguida, coloque a panela para esfriar e lave-a;
Está pronta para usar.

Panela de barro

As panelas de barro são os utensílios de cozinha mais antigos que existem. Praticamente todos os povos da terra em algum momento a utilizaram. Das panelas de barro, secas apenas ao calor ambiente, os povos passaram a coze-las em fogueiras e fornos, daí surgindo a cerâmica.


No Brasil, é bastante afamado o artesanato típico da cidade de Vitória-ES, que consiste em panelas de barro, feitas artesanalmente pelas Paneleiras de Goiabeiras, sem o auxílio de torno, cozidas em fogueiras a lenha, e recebendo logo após, uma tintura de tanino num ritual conhecido como "sova", de acordo com a tradição indígena. Na mesma tradição, a cidade de Alegre, também no estado do Espírito Santo, tem seu artesanato de panelas de barro reconhecido.

No Nordeste, nas feiras populares, há grande comércio de panelas de barro artesanais.

Na região-centro oeste, na cidade de Pirenópolis, em Goiás são famosas as panelas de barro da família de D. Eva.

Existem panelas de barro de diversos tamanhos e são utilizadas no preparo de diversos pratos, como a moqueca capixaba e a torta capixaba. Também é usual utilizar caldeirões de barro para servir feijoada.

Panela de ferro

Panela de ferro é um utensilio doméstico, um tipo de panela, que consiste num vasilhame em formato redondo, quadrado, retangular e as vezes oblongo. Utilizado desde a invenção da metalurgia, para o preparo de alimentos, por ser resistente ao fogo direto, e também para as preparações onde é necessário aquecer ou ferver quaisquer tipos de substâncias. Apesar da existência de muitos outros materiais para a confecção de panelas, como a prata,estanho, cobre, aço inoxidável, alumínio, cerâmica, o vidro e os modernos policarbonatos, o ferro ainda tem amplo uso em todo o mundo, pelo seu baixo custo e resistência, além de possíveis contribuições positivas a saúde humana, pela adição de ferro nos alimentos.

Na arte da armaria, a panela de ferro, ou também chamada como panelão, consistia em um item de armadura utilizado como proteção da cabeça; de tamanho possivelmente grande, sua utilidade era variada: era usado em particular por guerreiros em tentativas de invasão de fortes inimigos, com uso principal pelos homens que atacavam os muros.

Realizava a defesa do crânio contra objetos arremessados e líquidos inflamáveis (bastante usados na defesa das fortificações); era utilizado sobre o capacete.

Panela de ferro (antiga)


Panela de ferro (antiga)

panela de pedra


panela de pedra

panela de pressão


panela de pressão

panelas de aço inox


panelas de aço inox

] Exemplos de Panela

as panelas de barro;
a panela de ferro fundido;
os tachos (panelas mais largas que altas), estes podem ser de barro ou alumínio;
as caçarolas (panelas com uma pega comprida) - São boas para fazer um arroz.
Panela de pressão - Utensílio culinário, usado normalmente para cozinhar mais rápidamente alguns tipos de alimentos, a exemplo o feijão pois em seu interior é possível armazenar uma quantidade maior de vapor,que forma uma pressão superior a do meio em que se encontra. Daí o perigo de graves queimaduras no mau manuseio desse artefato culinário.
Por ter uma forma semelhante, chama-se também panela de escape à parte alargada do sistema de escape dos automóveis.
Análogamente, é denominada no Brasil, de panela, a parte interna do conjunto de freios a disco, essa expressão é mais usada no interior do país.

Panela

As panelas são uma família de utensílios culinários consideradas por muitos como indispensáveis em qualquer cozinha. São geralmente de forma cilíndrica ou subesférica e normalmente têm uma tampa e uma ou duas pegas (cabos). Boa parte desses utensílios, são revestidos internamente de teflon, material, antiaderente e que suporta altas temperatura. Panela so serve para lavar

Índice [esconder]
1 Exemplos
2 Tipos de panela
3 Ver também
4 Ligações externas

Panela de pressão


Uma panela de pressão é uma panela na qual os alimentos são cozidos a temperaturas acima do ponto de ebulição (100 graus Celsius) da água à pressão ambiente, possibilitando portanto um tempo de cozimento reduzido[1].

Estas panelas - inventadas pelo francês Denis Papin, a antiga "Marmita de Papin"- são providas de tampas que vedam hermeticamente o seu interior e de válvulas para que escape o vapor e permita a utilização segura. Normalmente existe uma válvula para controle da pressão e uma válvula de segurança, que se rompe abaixo da pressão máxima que a panela suporta.

Este tipo de panela também pode ser usado como esterilizador já que a alta temperatura sem duvida ultrapassam os 100º C. Uma panela em estado normal, com válvula e borracha da tampa em perfeito estado, chega a 120°C, gerando assim uma esterilização muito mais segura. É recomendada para pessoas que trabalham com instrumentos de manicure e também para instrumentos cirúrgicos.

Lancheira

Uma lancheira ou merendeira é uma maleta de mão de tamanho reduzido transportar refeições (lanches, pequenos bolos, tortas, pastéis) e bebidas. Seu uso é feito sobretudo por escolares e operários fabris e da construção civil. Mas nos países do Norte da Europa é normal os profissionais classificados levarem o almoço para o trabalho. No Brasil, para adultos, também é comum o uso de caixas metálicas contendo refeições completas, denominadas marmita ou quentinha, normalmente aquecidas a banho-maria em fogões improvisados

Marmita de Papin é

A Marmita de Papin é um aparelho inventado pelo físico francês Denis Papin , em ... cilindro designado por marmita ou digestor de Papin que ...

Marmita de Papin

A Marmita de Papin é um aparelho inventado pelo físico francês Denis Papin, em 1679[1].

É constituída por um cilindro de ferro assente sobre uma base circular perfurada na parte superior. O cilindro possui uma pequena porta frontal para a introdução do combustível. No interior do cilindro de ferro existe outro cilindro designado por marmita ou digestor de Papin que está hermeticamente fechado por uma tampa circular.

Este dispositivo destina-se a aquecer água a temperaturas acima do seu ponto de ebulição.